Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Amor de Perdição por Letícia Pereira Sampaio.


 Na minha opinião Amor de perdição foi um dos melhores livros que já lí, porque ele trata de uma ficção que pôde rondar a realidade de acordo com a época que a narrativa foi retratada e tenta mostrar acima de tudo o poder que o amor tem, como uma pessoa é capaz de mudar, fazer loucuras e destruir a própria vida em pról de um amor que nem tinha chances de acontecer.

 O sentimento que o livro passa é de desespero, de querer estar perto da pessoa amada a qualquer custo e de abrir mão de tudo por isso, ele me fez perceber que o mesmo amor que salva pode destruir uma mesma pessoa, como Simão que era praticamente um perdido na vida e só envergonhava seus pais com brigas e confusões, mas que após conhecer Teresa mudou muito e se tornou uma pessoa bem melhor, porém quando a ideia de perder esse amor o invadiu, ele perdeu todo o seu controle e acabou destruindo a própria vida assassinando Baltazar, primo e pretendente a marido de Teresa.      Me questionei até que ponto esse amor seria algo bom ou algo que puxasse os protagonistas de uma vez por todas para o fundo do poço.

 Os personagens da história viveram isso tão intensamente que acabaram se perdendo em um rede de ilusões e promessas que na verdade nunca existiram, uma mentira alimentada pelo sentimento que a memória passava ao imaginar o que poderiam viver juntos, e foi exatamente esse "engano ao coração" que fez com que os personagens se perdessem por completo quando perceberam que na verdade nada daquilo que planejaram aconteceria, que tudo seria impossível devido as atrocidades cometidas pelos vilões, vilões estes que também procuravam acreditar que estavam fazendo o melhor para seus filhos, ou que apenas os julgaram por um sobrenome, ou por uma história que a tempos fazia dessas famílias alvo de rivalidades.  

 Amor de perdição fez várias vítimas em suas páginas, vítimas que sofreram, lutaram e morreram em nome da pessoa amada. Teresa deixou tudo, preferiu ser presa como freira em um convento e morrer no mesmo, ao ter que casar-se com um homem que não fosse Simão, este que após conhecê-la acreditou que a vida não poderia existir sem sua presença, e também passou seus ultimos dias preso por cometer um crime em nome dela, e foi por esse motivo que Mariana, apaixonada por Simão, o ajudou em seus planos para amar Teresa mesmo sabendo que isso a magoaria, Mariana preferia ajudá-lo com seu amor ao cogitar a ideia de ficar longe de seu amado, mesmo sabendo que ele nunca seria seu, ela sequer lhe disse o que sentia com medo de afastá-lo e  também abriu mão da vida ao perdê-lo durante uma febre que teve quando soube da morte de Teresa.

  Amor de perdição é sem dúvidas uma grande história, talvez seja por esse motivo mereceu tanto destaque dentro da literatura portuguesa, um livro que embaraça a mente, deixa dúvidas sobre o certo e o errado, te testa e te faz pensar até onde você seria capaz de ir por um amor, ele mescla a realidade a ilusão e atinge o ponto fraco de um leitor que teme o triste fim da narrativa.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Qual das duas versões?

Deixe um comentário dizendo qual das versões do filme Romeu e Julieta você quer assistir e por quê?

Versão de Franco Zeffirelli.






Versão de Baz Luhrmann.


Add caption

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Palavra Não Dita. Por Nathalie Salviano Quidute de Souza 8ºAT 2012


Esse livro foi, em minha opinião, um dos melhores que já li. Pois dentre todos, este trouxe uma mensagem muito valiosa e que devemos guardar para o resto de nossas vidas.

Cibele foi uma garota persistente, que não desistia de seus sonhos, que no caso, seu maior sonho era encontrar seu pai. Descobriu que seu pai era famoso, sabendo disso as pessoas começaram a pensar que ela estava interessada em seu dinheiro. Cibele, então, tentou provar de todas as maneiras possíveis de que para ela, o valor da palavra “pai” não tinha preço e que podia ser pobre ou rico, mas que tivesse um amor incondicional... um amor... de PAI para FILHA. Esse era o desejo em seu coração. Mas a mensagem central do livro foi incentivar as pessoas, a amar e a dar valor a seus pais. Não um valor financeiro, mas um valor SENTIMENTAL!

Porque infelizmente, a juventude de hoje esta cada vez pior. Os filhos não respeitam mais a própria mãe ou pai. Acham que apenas eles estão com a razão e não olham pelo lado deles. Não imaginam que tudo que eles fizeram ate o determinado momento foi para seu próprio bem. Já parou para pensar quantas vezes você estava precisando de algo, e ela (e) estava ali, cuidando de você? Não? Pois já está na hora de você retribuir esse carinho que seus pais, (ou a pessoa responsável por você) lhe deram durante todo esse tempo. Antes que seja TARDE DE MAIS. Muitos filhos, só dão conta do quanto é fundamental o papel de uma mãe ou de um pai, depois que perdem. Infelizmente, chorar e se lamentar depois, não vai fazer com que essa pessoa volte.

            Por isso, AME e CUIDE de sua mãe, seu pai, ou por quem desempenhe este papel. Para que no dia em que essa pessoa falecer, você pelo menos esteja com a consciência limpa e não com o pensamento de culpa, dizendo o que você realmente deveria ter feito ao invés de ter dito aquelas palavras, agido daquelas formas, compreendido de maneira incorreta ou ate mesmo ter mentido sobre aquelas coisas que aconteceram. Cibele, quase não teve oportunidade de ficar ao lado de sua mãe por conta de suas viagens. Mas isso não interferiu em seu amor por ela. E quando estava doente, com seus dias contados, Cibele fez questão de estar ao seu lado até o seu ultimo suspiro. Por isso, aproveite cada dia de sua vida ao lado dessa pessoa que daria a vida por você como se fosse o ultimo dia de vida dela. Abrace-a, beije-a, fale coisas carinhosas... pois você não tem que perder para dar valor... Tem que dar valor para não perder!

Exercícios de fixação para o 8º Ano. Aposto.

1)Copie as orações em seu caderno e depois grife o aposto de cada uma, caso exista.


a)Zico, o galinho de Quintino, foi grande jogador.
b)Dia 21 de abril: Dia de Tiradentes
c)Os filhos do capitão, Nerval, brincam todos os dias debaixo da minha janela.
d)Toureiro de verdade só há um, o Antônio Corajoso.
e)No mês de Janeiro faz muito calor no Rio.
f)O poeta, Casimiro, de Abreu morreu muito jovem.
g)Nunca se esqueceu de Castro Alves, o poeta dos escravos.
h)O velejador Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
i)D. Pedro, príncipe regente, deu o grito de independência.
j)Os guerreiros venceram Zumbi, rei dos Palmares.
k)Os Beatles, famoso grupo de rock, se separaram.
l)Camões, grande escritor, escreveu também poemas líricos.
m)Viajamos por três países: França, Alemanha e Itália.
n)Cecília Meireles, uma importante escritora da literatura, pertenceu à era moderna.
o)Santos Dumont, o inventor do 14 Bis, tornou-se um cânone na história da humanidade.
p)São Paulo, a maior metrópole brasileira, enfrenta vários problemas sociais.
q)São Vicente, cidade do litoral paulista, é uma das cidades mais antigas do país.
r)Eduardo, o professor de Língua portuguesa, é um gato.
s)Matheus está perdidamente encantado com as luzes da cidade.
t)Paris, a cidade luz, nunca dorme.


2)Crie apostos para as frases abaixo.

a)Joana comprou uma casa de praia.
b)Machado de Assis é considerado o maior escritor brasileiro.
c)Curitiba é famosa por sua beleza.
d)Ontem passei o dia com dor de cabeça.
e)Eduardo gosta muito dos alunos do 8º AT.
f)Pedro Henrique Silva Mota comprou jogos novos para seu tablet.
g)O Rio de Janeiro tem temperaturas altíssimas.
h)A Vila Progresso tem um povo trabalhador.
i)A cidade de Recife é conhecida por suas belezas naturais.
j)A água não é eterna.



Faça o seu melhor.