Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2018

A História das Copas do Mundo de Futebol, de 2010 a 2014.


2010: África do Sul
A África do Sul recebeu a primeira Copa do Mundo realizada no continente africano. Com estádios construídos exclusivamente para receber o torneio de futebol, as partidas foram distribuídas por nove cidades-sede.
Trinta e duas seleções foram classificadas para a disputa da Taça. As seleções da Sérvia e da Eslováquia faziam sua primeira participação na competição como países independentes. A edição teve apenas uma grande goleada: Portugal fez 7 a 0 em cima da Coreia do Norte. Porém, também contou com goleadas da Seleção Alemã sobre grandes seleções: 4 a 1 na Inglaterra e 4 a 0 na Argentina.

Final: Espanha X França
Campeão: Espanha
Artilheiro: David Villa, Diego Forlán, Sneijder, Thomas Müller com 5 gols cada.

Mascote


Zakumi

Curiosidades

·         Pela primeira vez, uma Copa do Mundo foi disputada no continente africano. O país anfitrião escolhido foi a África do Sul. O anúncio foi feito em 15 de maio de 2004.
·         A música escolhida como hino da competição foi Waka-Waka, da cantora Shakira.
·         A bola oficial para 2010, produzida pela Adidas, tinha 11 cores diferentes, que representavam os dialetos e etnias do país sede. O nome da bola, Jabulani, significa “trazendo alegria para todos". Para o dia 11 de julho, dia da final da Copa, foi produzida a bola Jo’Bulani. O nome é um trocadilho com a cidade que sediou a última partida do mundial, Joanesburgo. A Jo’Bulani era uma versão da Jabulani com detalhes dourados.
·         A última vez que Honduras e Nova Zelândia participaram de uma Copa foi em 1982. O mundial de 2010 marcou o retorno dessas seleções depois de 28 anos. A Arábia Saudita, por outro lado, ficou de fora da Copa pela primeira vez desde sua estreia, em 1994.
·         Foram construídos cinco estádios, e outros cinco foram reformados na África do Sul. No dia 28 de abril de 2010, o Instituto de Estudos de Segurança da África do Sul lançou o livro Player and Referee: Conflicting Interests and the 2010 FIFA World Cup (“Jogador e árbitro: conflitos de interesse na Copa do Mundo de Futebol de 2010”). A publicação denuncia irregularidades na realização do mundial de 2010 na África do Sul. Os autores foram jornalistas investigativos locais e do Reino Unido. Eles apontaram seis denúncias relacionadas a construção de estádios, escolha de fornecedores oficiais, práticas de concorrência pública e estrutura de fiscalização governamental.
·         A mascote escolhida para a Copa de 2010 foi o leopardo Zakumi. O nome vem de uma junção de Zouth Africa e kumi, que significa "dez".
·         No dia 2 de junho de 2010, antes de um amistoso contra o Zimbábue, em Harare, os jogadores da Seleção Brasileira presenciaram uma versão constrangedora do hino nacional. A orquestra local errou tantas notas que mal parecia o hino brasileiro. O capitão Lúcio deixou escapar um sorriso envergonhado, enquanto Robinho arrancou risadas de Kaká com um comentário sobre a ocasião. O goleiro Julio Cesar chegou a bufar, até que desistiu e começou a arrumar o uniforme antes do fim da execução.
·         Depois do show de abertura da Copa do Mundo, no dia 10 de junho, Zenani Mandela, bisneta de Nelson Mandela, morreu em um acidente de carro, aos 13 anos. O veículo que levava a menina capotou em uma estrada nas imediações de Johanesburgo. Segundo as investigações, o motorista estava embriagado.
·         A Espanha venceu uma Copa do Mundo pela primeira vez, tornando-se o 8º país a conquistar um título mundial.
·         A Alemanha ficou em 3º lugar pela quarta vez na história das Copas. Foi o país que mais ficou na 3ª posição, e também o que mais disputou essa colocação. Foram cinco vezes: 1934, 1958, 1970, 2006 e 2010. A única derrota foi em 1958, com goleada de 6 x 3 da França.

Colocação do Brasil nessa Copa

            Eliminado nas quartas-de-final em jogo contra a Holanda.

2014: Brasil


             O Brasil foi escolhido pela FIFA para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014. A escolha foi divulgada no dia 31 de maio de 2009 e gerou muita alegria e comemoração popular no Brasil. Como sede da Copa, a seleção brasileira foi automaticamente classificada para disputar a Copa de 2014, sem passar pelo processo de eliminatórias.
             Os jogos da Copa de 2014 ocorreram entre os dias 13 de junho (jogo de abertura) e 13 de julho (partida final).


Final: Argentina X Alemanha
Campeão: Alemanha
Artilheiro: James Rodríguez, 6 gols pela Colômbia.



Mascote
Fuleco
Curiosidades
·         A Copa 2014 mal começou e um recorde absoluto foi quebrado – nunca a rede balançou tanto em uma primeira rodada de Copa do Mundo: foram 49 gols. Trata-se de uma média de 3,06 gols por partida, a maior desde 1958.
·         Não houve um único empate nos 10 primeiros jogos da Copa 2014. Quem quebrou a regra foram Irã e Nigéria, que ficaram no 0 x 0. Só o primeiro Mundial da FIFA, em 1930, no Uruguai, supera o feito: todos os 18 jogos do torneio tiveram um vencedor.
·         Ao golear a Coreia do Sul em partida pela primeira fase da Copa 2014, a Argélia se sagrou o primeiro país africano a marcar quatro gols em um jogo de Copa do Mundo.
·         Pela primeira vez na história das Copas, três campeões mundiais – Espanha, Itália e Inglaterra – foram eliminados na primeira fase do Mundial.
·         Apenas seis europeus (Alemanha, Holanda, França, Grécia, Suíça e Bélgica) avançaram para as oitavas-de-final. Foi a menor participação europeia desde que esse modelo foi adotado pelo Mundial da FIFA, em 1986.
·         Em jogo contra a Colômbia pelas quartas-de-final, o Brasil cometeu 31 faltas, um recorde da Seleção Brasileira em partidas de Copa do Mundo.
·         O Brasil foi eliminado da Copa 2014 nas semifinais, pela Alemanha, depois de sofrer uma goleada de 7 x 1. Foi a maior derrota da história da Seleção Brasileira, o maior placar em uma semifinal de Copa do Mundo e o mais desastroso resultado enfrentado por um país-sede na história das Copas.
·         Ao marcar o quarto gol da vitória sobre o Brasil, nas semifinais da Copa 2014, o alemão Miroslav Klose chegou à marca de 16 gols feitos em Copas do Mundo. Ele superou o então recordista Ronaldo na artilharia da história das Copas.
·          Ao se sagrar campeã da Copa 2014, a Alemanha quebrou uma tradição: nunca antes um time europeu havia vencido um Mundial da FIFA em solo americano.

Colocação do Brasil nessa Copa

            Nossa seleção passou um grande vexame ao ser humilhada na semifinal e perder a disputa de terceiro lugar. Ao total o Brasil levou dez gols nos dois últimos jogos dessa copa.


 Fontes:
















quarta-feira, 23 de maio de 2018

A História das Copas do Mundo de Futebol, de 2002 a 2006.


2002: Coréia do Sul e Japão

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira realizada no continente asiático, e em dois países consecutivamente, e teve como destaques a própria Coreia do Sul e a Turquia. A coanfitriã fez uma boa campanha, vencendo a Itália e a Espanha, e chegou à quarta colocação, após ser derrotada pela Turquia.
O Japão também comemorou seu bom desempenho, passando pela primeira fase e sendo eliminado pela Turquia nas oitavas-de-final. O país europeu também foi responsável por tirar da jogada a seleção de Senegal, que fez sua estreia na história da Copa do Mundo e chegou às quartas-de-final. Já a França (sem marcar nenhum gol no campeonato) e a Argentina voltaram para casa antes do que se esperava, ainda na fase inicial.

Final: Brasil X Alemanha
Campeão: Brasil
Artilheiro: Ronaldo 8 gols pelo Brasil.
Mascotes


Ato - Nik - Kaz

Curiosidades
·         Em 2001, nas Eliminatórias da Oceania para o Mundial de 2002, ocorreu uma nas maiores goleadas em partidas entre seleções. No jogo entre Austrália e Samoa Americana, a vitória australiana foi de 31 X 0.
·         Nessa copa, aconteceu o gol mais rápido feito em um jogo de Mundial Fifa. A Turquia marcou um gol contra a Coreia do Sul aos 11 segundos de jogo.
·         O ex-jogador Falcão foi escolhido pela CBF para atuar na Copa como consultor-técnico. Assim, ele ficaria acima do coordenador-técnico Antonio Lopes e teria poderes até para demitir o treinador da seleção brasileira, Felipão.
·         O primeiro e único goleiro a levar o prêmio Bola de Ouro da Copa foi o alemão Oliver Kahn, no Mundial de 2002. A Alemanha chegou à final, mas foi derrotada pelo Brasil.
·         Pela primeira e única vez na história da Copa, houve dois gols contra na mesma partida. No jogo da fase de grupos entre Portugal e Estados Unidos, o português Jorge Costa e o norte-americano Jeff Agoos acertaram os próprios gols.
·         A França protagonizou a pior campanha de um cabeça-de-chave da história das Copas: não conseguiu marcar um único ponto e foi eliminada ainda na fase de grupos.
·         O italiano Cesare Maldini, técnico da seleção do Paraguai, quebrou o recorde de pessoa mais velha a comandar um time em Copa do Mundo. Ele tinha 70 anos. Mais tarde, no Mundial de 2010, o alemão Otto Rehhagel assumiu o posto, depois comandar a seleção da Grécia durante o torneio, aos 71 anos de idade.
·         Ao se apresentar como técnico da China, Velibor "Bora" Milutinovic conseguiu um feito inédito: representou cinco equipes diferentes em Copas do Mundo: México (1986), Costa Rica (1990), Estados Unidos (1994), Nigéria (1998) e China (2002). Em 2010, quando assumiu o comando da África do Sul, Carlos Alberto Parreira igualou a façanha - ele já tinha Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait no currículo.
·         A Seleção Brasileira levou um prêmio de 12 milhões de dólares pelo título da Copa 2002.
·         Ronaldo estreou um corte à lá Cascão para final dessa copa.

Brasil Campeão.
 
Colocação do Brasil nessa copa


2006: Alemanha

Na Copa do Mundo, que contou com cerca de 3 milhões de torcedores presentes nos jogos, a imagem mais marcante não foi positiva: na partida final, o capitão francês Zinedine Zidane deu uma cabeçada no italiano Marco Materazzi e foi expulso do jogo. Até chegar a essa etapa, a equipe italiana havia sofrido apenas dois gols, um contra e um de pênalti.

Final: França X Itália
Campeão: Itália
Artilheiro:  Miraselv Klose. 5 gols pela Alemanha

Mascote

Goleo 

Curiosidade

  •  Além de Carlos Alberto Parreira, outros quatro técnicos da Copa 2006 eram brasileiros: Marcos Paquetá (Arábia Saudita), Luiz Felipe Scolari (Portugal), Zico (Japão) e Alexandre Guimarães (Costa Rica).

·         Gana, adversária do Brasil nas oitavas-de-final, foi a primeira seleção que Carlos Alberto Parreira dirigiu. A estreia do técnico da seleção brasileira aconteceu no país africano em 1967. Antes de atuar como técnico, Parreira era preparador físico.
·         Com a vitória de 1 a 0 sobre a Holanda, no dia 25 de junho, Portugal, dirigido por Luiz Felipe Scolari, classificou-se para as quartas-de-final. Isso não acontecia havia 40 anos, quando era comandada pelo também gaúcho Oto Glória.
·         No jogo do dia 17 de junho, que terminou com a vitória de Gana por 2 a 0 sobre a República Tcheca, o jogador John Paintsil festejou de maneira inusitada o gol que marcou: agitou uma bandeira de Israel que retirou do calção.
·         Foi a última copa de Ronaldo Fenômeno
·         O Brasil teve um quarteto ofensivo formado por Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano que ficou conhecido como “Quadrado Mágico”.
·         Roberto Carlos, lateral esquerdo ficou marcado por ter ficado arrumando o meião no lance do gol da França que eliminou o Brasil.

Colocação do Brasil nessa copa.










A História das Copas do Mundo de Futebol, de 1990 a 1998.


1990: Itália

Com a conquista da Copa do Mundo de 1990, a Alemanha se igualou ao Brasil e à Itália ao se tornar tricampeã. Mas o verdadeiro destaque do torneio foi a seleção de Camarões, primeira do continente africano a chegar às quartas-de-final. A equipe só voltou para casa depois de ser eliminada pela Inglaterra, já na prorrogação.

Final: Alemanha X Argentina
Campeão:  Alemanha
Artilheiro: Schillaci, 6 gols pela Itália
Mascote


Ciao

Curiosidades
·         Durante a semifinal entre Itália e Argentina, o árbitro Michel Vautrot esqueceu de conferir o relógio, e o primeiro tempo ficou com 53 minutos.
·         Foi o Mundial Fifa com a menor média de gols por partida: 2,21.
·          Com a vitória da Alemanha, Franz Beckenbauer se tornou o segundo na história das Copas a se sagrar campeão tanto como jogador quanto como técnico. Ele havia integrado o time de jogadores em 1974 e comandou a equipe campeã em 1990. Antes dele, só o brasileiro Mário Zagallo tinha conseguido o mesmo feito.
·         O alemão Lothar Matthäus jogou sua terceira final consecutiva de Copa do Mundo em 1990, e finalmente conseguiu sair vitorioso. Mais tarde, depois de participar de sua quinta Copa do Mundo (1998), ele se tornou o jogador que mais entrou em campo em partidas de mundiais.
·         Os dois jogadores dos Emirados Árabes Unidos que marcaram gols na Copa de 1990 ganharam de presente um carro da marca Rolls-Royce cada um. Com três derrotas, a seleção foi eliminada ainda na primeira fase do torneio.
·         Ao sediar a Copa de 1990, a Itália, que já havia recebido o torneio em 1934, se tornou o segundo país a fazer isso duas vezes. O primeiro tinha sido o México (1970 e 1986). Depois, França (1938 e 1998), Alemanha (1974 e 2006) e Brasil (1950 e 2014) repetiram o feito.
·         Diego Maradona e Lothar Matthuas se tornaram, juntos, os primeiros capitães e jogarem duas finais de Copa do Mundo - ambos em 1986 e 1990. O brasileiro Dunga se igualou a eles depois de jogar nas finais de 1994 e 1998.
·         A Copa de 1990 viu entrar em campo o mais velho capitão da história dos mundiais. O inglês Peter Shilton liderou sua equipe com 40 anos e 292 dias de idade.
Veja a participação do Brasil nessa copa.


1994: Estados Unidos

A ideia de sediar uma Copa do Mundo num país sem tradição no futebol foi vista com desconfiança por muita gente. Esperava-se que o evento fosse um fracasso financeiro e de público. Mas o presidente da Fifa, João Havelange, pretendia com isso cruzar a última fronteira da modalidade e conquistar de vez os norte-americanos.

Final: Brasil x Itália
Campeão: Brasil
Artilheiro: Hristo Stoichkov (Bulgária) e Oleg Salenko (Rússia) com 6 gols cada.

Mascote

Striker
Curiosidades
·         A média de público em estádio foi a maior já registrada em Copas: 68 mil torcedores. Foram colocados à venda 3,5 milhões de ingressos, mas nem todos foram vendidos.
·         Desacostumados das regras do "soccer", alguns torcedores norte-americanos bateram palmas para um arremesso lateral no jogo de abertura da Copa, entre Alemanha e Bolívia.
·         Cada vitória na primeira fase passou a valer três pontos. Não mudou muito: caso valesse o critério antigo de dois pontos por vitória, os classificados para a fase seguinte seriam os mesmos.
·         Durante a partida entre Alemanha e Coreia do Sul, foi registrada a temperatura mais alta em um jogo da Copa. As seleções se enfrentaram sob um calor de 46º C.
·         Tragédia: O zagueiro Escobar marcou gol contra no jogo diante dos EUA e foi assassinado na Colômbia
·         Brasil e Itália fizeram a primeira final de todas as Copas decidida nos pênaltis. Os brasileiros foram melhores, com um tímido placar de 3 a 2.
·         O Brasil foi a única seleção de toda a América a alcançar as quartas de final do torneio. Entre os oito times finalistas, sete eram europeus.
·         Romário foi o melhor jogador do mundial.

Veja a participação do Brasil nessa copa.


1998: França

Com 32 seleções participando da competição, a Copa do Mundo de 1998 foi a maior realizada até então. A França sediou o torneio pela segunda vez e, impulsionada por sua torcida, conquistou seu primeiro título. A edição contou com a estreia do Japão, da Jamaica e da África do Sul, e a maior surpresa veio com a Croácia, que participou de sua primeira Copa do Mundo após a independência da antiga Iugoslávia. Depois de passar por Alemanha e Holanda, os croatas chegaram ao terceiro lugar, e seu atacante Davor Suker foi o artilheiro da Copa.

Final: Brasil X França
Campeão: França
Artilheiro: Sucker, 6 gols pela Croácia.

Mascote

Footix

Curiosidades

·         A partida entre França e Paraguai, pelas oitavas-de-final, foi o primeiro jogo em mundiais decidido na "morte súbita" (quem faz o primeiro gol na prorrogação vence). Aos oito minutos do segundo tempo, o zagueiro Blanc marcou o gol que tirou os paraguaios da competição. Foi a primeira e única vez que a regra foi usada em um mundial.
·         A Copa de 1998 divide com a de 2014 o recorde de maior número de gols. Foram 171 no total.
·         Foi a primeira vez que a Jamaica participou de uma Copa do Mundo.
·         Foi a quinta Copa disputada pela Coreia do Sul, mas a equipe continuou sem uma única vitória. Das 14 partidas, perdeu 10 e empatou 4. Na Copa seguinte, em que seria uma das sedes, a Coreia do Sul quebraria o tabu e acabaria na quarta colocação.
·         Na primeira Copa da era da internet, mais de 1 bilhão de consultas foram feitas ao site oficial do Mundial. Também pela internet foi espalhado o maior boato da história do futebol. Hackers invadiram a página da CBF e jogaram a informação de que o Brasil teria entregue o jogo para a França em troca de 570 mil dólares para cada jogador e o direito de o Brasil sediar a Copa de 2002 - o que não aconteceu.
·         Dos 16 pênaltis marcados na Copa da França, apenas um foi desperdiçado. A penalidade perdida pelo iugoslavo Mijatovic na partida contra a Holanda interrompeu uma série de 39 cobranças bem-sucedidas em Copas.
·         Antes do jogo entre Brasil e Noruega, a brasileira Rosângela de Souza e o norueguês Oivind Ekeland se casaram bem no centro do gramado do Estádio Vélodrome, em Marselha.
·         A grande novidade nessa Copa foi o marcador eletrônico que o árbitro reserva usava para avisar ao público o tempo de acréscimo.
·         O gol do mexicano Hernández na partida contra a Alemanha, pelas oitavas-de-final, foi o 100º sofrido pelos alemães em Copas. A Alemanha se tornou, assim, o primeiro país a levar 100 gols na competição.
·         Três brasileiros defenderam outros países: o meia Wagner Lopes (Japão), o atacante Oliveira (Bélgica) e o lateral Clayton (Tunísia)

Veja a participação do Brasil nessa Copa.

Essa postagem tem fins especificamente pedagógicos e não visa à monetarização.
Fontes.