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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

relato da ida ao Museu da Lingua Portuguesa por Jade Goncalves Castillo - 9º 2011

Uma viagem a uma língua mutável

Chegamos ao museu mais ou menos às nove e quinze da manhã. Ficamos do lado de fora, aguardando a hora certa para entrarmos. Dividimo-nos em dois grupos, meu grupo foi guiado pela professora Solaniely, e o outro pelo professor Eduardo Coelho. Entramos no museu mais ou menos as dez e quinze, passamos pela bilheteria e entramos no elevador.
Depois de alguns alunos, inclusive eu, terem ido ao banheiro, fomos a uma espécie de cinema, onde o filme com 10 minutos de duração, contava o surgimento da língua portuguesa, a história dela e as diversas maneiras e pronúncias que existem tanto no Brasil quanto no mundo. Quando acabamos de assistir, o telão subiu, ficamos espantados e curiosos e, de repente, o monitor do museu apareceu e nos chamou para entrar em uma sala: a praça das poesias.
Lá vimos diversas figuras e poesias projetadas no teto e no centro da sala um círculo cheio de poesias apresentadas de diversas formas. Sentamos em plateias nos cantos da sala. No teto, vimos poesias de Gonçalves Dias: “canção do exílio" e algumas de Fernando Pessoa, músicas que explicavam e enquadravam palavras de nossa língua e narração de atores, cantores e poetas. Dentro daquela sala, ouvindo e vendo poemas, fiquei emocionada, parecia que os poemas, suas mensagens e histórias penetravam em mim e uma sensação de felicidade e alegria contagiou-me.
Fomos a uma sala aonde vimos um telão enorme com figuras textos e palavras típicas de cada região do país. Tratava de diversos temas, como: futebol, culinária, frutas, festas.
Nessa mesma sala vimos uma linha do tempo que contava desde o surgimento das línguas até os tempos de hoje. Tínhamos também pilastras com uma parte de vidro onde eram expostas esculturas, objetos, roupas, utensílios e acessórios de diversos tipos de cultura e de diversos países e épocas.
Fomos ao beco das palavras. Lá se tinha três mesas onde as sílabas eram distribuídas em cima delas e movimentando-as com nossas mãos, poderíamos formas várias palavras, e depois saber sua origem e significado. Dividimo-nos em três grupos, o grupo em que eu estava perdeu, mas não vi problema nisso. Depois saímos e fomos para um corredor que contava a história do museu, seu surgimento e o processo de criação.
No final tinha uma porta que dava para a mesma sala que vimos antes. Entramos lá e ficamos mais uns 30 minutos.
Deixamos o museu mais ou menos meio-dia e entramos no ônibus para voltarmos à escola.
Foi um passeio muito divertido, interessante. Adquiri muito conhecimento e descobri muitas coisas interessantes sobre nossa língua, muito preciosa e que está em constante mudança.

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