1. Introdução — Apresentação do tema e da tese
Perguntas a responder:
- Sobre
o que é o tema proposto?
- Por
que esse tema é importante para a sociedade?
- Qual
é o problema central envolvido nesse tema?
- Qual
é a minha opinião (tese) sobre esse problema?
Exemplo de resposta esperada:
O aluno contextualiza o tema com uma referência ou dado, mostra a relevância
social e termina com uma tese clara que indique o ponto de vista que defenderá
nos parágrafos seguintes.
2. Desenvolvimento 1 — Primeiro argumento
Perguntas a responder:
- Qual
é o primeiro motivo que explica esse problema?
- Que
exemplo, fato ou dado pode comprovar esse argumento?
- Como
esse motivo afeta as pessoas ou a sociedade?
Dica: Esse parágrafo costuma trazer uma causa ou
origem do problema e um repertório sociocultural (citação, dado
histórico, filme, livro etc.) que sustente o argumento.
3. Desenvolvimento 2 — Segundo argumento
Perguntas a responder:
- Qual
é outro motivo ou consequência desse problema?
- Que
situação atual ou exemplo ajuda a entender essa ideia?
- O
que isso mostra sobre a importância de resolver o problema?
Dica: Esse parágrafo pode destacar uma consequência
social, um impacto atual ou um contraste (por exemplo, o que
deveria acontecer versus o que acontece).
4. Conclusão — Proposta de intervenção
Perguntas a responder:
- Que
solução pode ajudar a resolver o problema apresentado?
- Quem
deve agir (agente)?
- O
que deve ser feito (ação)?
- Como
essa ação pode ser colocada em prática (meio/modo)?
- Com
qual objetivo ou resultado esperado (finalidade)?
Dica:
Finalize com uma proposta viável, coerente com a tese e respeitosa aos
direitos humanos. O último período pode retomar a importância de agir ou
refletir sobre os efeitos positivos da solução.

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