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quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Fake News? A culpa é nossa?


Redação feita por Lavinia de Freitas Peixoto do 9º Ano do Colégio Emília Marinho.
Gênero: Artigo de Opinião.


Fake news, circulação e manipulação de informações já eram debates centrais muito antes do surgimento das mídias sociais. No entanto, a rápida disseminação de desinformação nas mídias digitais tem se tornado, cada vez mais, objeto de estudo e debate para compreender diferentes fenômenos da atualidade: das eleições no Brasil até a boneca momo, passando por infodemia sobre Covid-19, Sleeping Giants e robôs nas redes. 

Cada um que é ativo nas redes, e que tem grupos de mensagens instantâneas, está sujeito a se tornar um braço de organizações criminosas que deliberadamente trabalham para produzir e distribuir conteúdo falso, usando lugares onde podem ter acesso à internet sem se identificar, celulares, cartões pré-pagos de dados, caso não pesquise antes, se a notícia é verdadeira ou não. 

Lucrar espalhando boatos ou inventando notícias que seduzem ao parecer verdadeiras exige planejamento e dinheiro, mas é uma prática que se tornou ‘modus operandi’ nas campanhas eleitorais.

Todo cuidado é pouco. Estamos falando de algo sério e perverso. Uns chamam de guerra ideológica; outros de contrainformação; outros ainda de defesa estratégica. Mas você e eu, acostumados a tratar informação como serviço público, podemos chamar de crime — contra o qual não há punição, nem investigação eficiente. As autoridades públicas ainda patinam nesse tema. A Justiça ainda não tem leis que tipifiquem o delito e que salvaguardem as potenciais vítimas. 

Porém, esse é um problema que deve se agravar. a difusão de conteúdo falso se dá mais pelo comportamento das pessoas do que pela ação dos bots criados para replicar mensagens e influenciar o debate público. Sendo assim, defendo a tese de que é necessário ensinar as pessoas a adotarem o modelo mental e pensamento crítico de um jornalista no momento de compartilhar alguma informação. Esse pode ser o antídoto para um combate concreto das fake news. Além da nossa responsabilidade de cidadania digital, temos nossas empresas e nossos clientes todos os dias sofrendo com este problema, que impacta a reputação de pessoas e marcas. 

Concluo assim, que antes de compartilhar qualquer tipo de conteúdo, é necessário pesquisar a veracidade da informação.

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