Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Porque você deve parar de compartilhar fake news.



Redação feita por Leonardo Farias, Aluno do 9º Ano do Colégio Emília Marino.
Gênero: Artigo de opinião.

Fake news nada mais são do que notícias irreais que tem como função desinformar e confundir as pessoas e em sua maioria descredibilizar aqueles que são alvo da matéria, que por sua vez são pessoas do meio político ou que tem grande reconhecimento nas mídias sociais.
Existem estudos que comprovam que o compartilhamento de fake news podem trazer sérias consequências tanto para quem produz quanto para quem compartilha. Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, pela Universidade MIT, a probabilidade de uma notícia falsa ser propagada na internet é 70% maior do que uma notícia verdadeira e elas se espalham mais rápido e tem um alcance maior. Foram analisadas pelos cientistas mais de 126 mil notícias na rede social Twitter entre os anos de 2006 e 2017, postadas por mais de três milhões de pessoas e compartilhadas mais de 4,5 milhões de vezes. Foi ainda comprovado pelos cientistas que os compartilhamentos feitos de maneira automática pelos robôs ajudam na disseminação dessas notícias, mas quem realmente faz a diferença são as pessoas que acabam sendo atraídas por notícias mais chamativas. “É como uma fofoca que se espalha pelo seu bairro. Quanto mais ela for impressionante, surpreendente, inédita, mais uma pessoa vai querer espalhar. E quem tem essa informação se sente privilegiado, sente que sabe mais que os outros”, de acordo com o site de notícias do G1.

Como pode ser percebido anteriormente, o compartilhamento das fakes news é um completo desserviço com a sociedade e com aqueles que prezam pelo seu compromisso com a verdade; uma das maneiras de diminuir o alcance desse tipo de notícias é checando a fonte das informações, de que ano elas são e o mais importante: ler a notícia completa antes de compartilha-la com alguém.


Nenhum comentário: