Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Fake news e suas consequências.



Redação feita por Beatriz dos Santos Silva do Colégio Emília Marinho.
Gênero: Artigo de Opinião.

Fake news é o termo em inglês para “notícias falsas”; em sua maioria tem como prioridade difamar e prejudicar aqueles que são o alvo da matéria, como pessoas com grande reconhecimento em canais de comunicação (internet e televisão, principalmente) e pessoas envolvidas em atividades políticas.

Notícias irreais existem desde que o mundo é mundo e isso não é novidade para ninguém, um exemplo disso é o fato de que durante a Guerra de Cuba (1898) houve a manipulação de jornais com o objetivo de persuadir a população; notícias falsas tem mais de 70% de chance de serem mais compartilhadas do que notícias reais, segundo um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos, que foi publicado pela revista Science. Os principais canais de compartilhamento desse tipo de notícias são as redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Twitter; a disseminação desse tipo de conteúdo, que geralmente e compartilhado por aqueles que que não detém conhecimentos básicos de política, economia e ciência pode causar consequências para a sociedade, como por exemplo a possível criação de uma sociedade sem pensamento crítico. Afinal uma sociedade que não questiona, também não consegue analisar uma notícia e determinar se ela é verdadeira ou falsa.

Uma das muitas maneiras de conter esse “vírus” que está instalado na sociedade é prestando atenção no tipo de conteúdo que você está compartilhando e quais foram suas fontes de pesquisa. Prefira sempre compartilhar a verdade.

2 comentários:

Unknown disse...

Texto bem elaborado, coeso, com linguagem simples e direta, de fácil entendimento para o leitor. Parabéns.

Unknown disse...

Show , ótimo!