Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Direitos humanos para seres humanos.; Juliana Silva Pereira 8ºAT

Viver rusticamente ou viver na modernidade? Eis a questão. O planeta Terra já sofreu com várias mudanças, principalmente com mudanças sócias e econômicas. Uma delas foi à chamada MODERNIDADE. Mas muitos dizem: “eu não sofri com essa mudança, aliás, ela facilitou muito a minha vida”, mas poucos sabem que uma pequena porcentagem dos brasileiros não se adaptou a esse “fenômeno”.
Grande parte dessa porcentagem pertence aos índios que muitos deles são obrigados a viver no mundo dos brancos, pois a sociedade já não os vem como seres humanos. Um exemplo desses povos indígenas são os Taí-Pitá, que viviam no Mato Grosso do Sul como todos os índios: viviam da caça e da pesca.Moravam as margens do rio Taguari, mas com o fenômeno da modernidade, os humanos queriam mais e mais terras para usar a sua “inteligência”.
Suas terras foram invadidas e os brancos deixaram suas influências, muitos índios tiveram que se tornar homem civilizado a força.
Foi o caso de Helena, filha de um casal indígena que foram obrigados a trabalhar em uma casa de família como escravos.”Quando fiz 7 anos, vim parar no mundo civilizado.Chorava ao ver cada dia mais arvores sendo derrubadas e mais prédios sendo construídos” diz Helena que teve ate mesmo seu nome indígena mudado.”Já até tentei entrar nesse mundo mais índio que nasce Taí-Pitá morre Taí-Pitá” diz ela sem nenhuma vergonha.
Depois que saiu de sua tribo ale de ter seu nome mudado, ela foi discriminada pelos brancos: “Quando meus pais vieram tirar minha certidão de nascimento eu fui discriminada pelo meu nome e minha origem...”.
Helena pode até viver na sociedade dos brancos, mas jamais irá esquecer sua língua e seus conhecimentos indígenas:”...e como minha avó dizia:’Para caçar não é preciso ser pajé e sim ser índio’, ou seja, para recebe direitos humanos não é preciso ser branco ou moderno e sim ser humano. Penso assim e sou feliz”.

Nenhum comentário: