Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Vencendo o Medo. Luiza Galavotti 8ºAT

Essa história conta a vida de uma das tribos mais antigas e primitivas do mundo. A tribo chamada "bosquímanos”, tribo nômade, habitantes originais do sul da África, cujos ancestrais lá viveram por dezenas de milhares de anos, talvez por mais de 100.000 anos, os bosquímanos vivem da caça, coleta, e dividem os frutos do trabalho. A savana africana enfrenta períodos de secas tão violentas que a tribo se encontra praticamente sem água e sem alimentos. Mais uma vez é obrigada a migrar, a tribo é muito protetora e se ajudam muito.
Era uma vez um jovem chamado Calum filho de Macha um dos líderes mais admiráveis de sua tribo. Na verdade Macha foi muito admirado quando a tribo estava em uma das piores épocas, a das secas,quando não tinha mais nenhum tipo de alimento por onde estavam, e quando todos já tinham perdido a esperança de viver, Macha não perdeu a esperança.
Passou a motivar as pessoas a sair daquele sufoco, então eles andaram muito. Macha infelizmente já não sabia para onde estava indo e levou todos da tribo para um caminho errado e pelo caminho eles encontraram com alguns Canibais, Macha não queria que ninguém da tribo se machucasse, então acabou sendo sacrificado por todos da tribo.
Calum cresceu ouvindo a história de seu pai ele tinha muito orgulho de falar que seu pai era Macha, e se sentia importante, mas infelizmente Calum não era como seu pai, ele era totalmente diferente. O que seu pai tinha de corajoso, Calum tinha de medroso; o que seu pai tinha de destemido, Calum tinha de inseguro.
Calum não tinha muitos amigos. Não conversava com quase ninguém, a única pessoa com quem Calum se abria era sua mãe, sua mãe sempre dizia que ele não tinha que ter medo de nada e dizia que os ancestrais estavam sempre com ele inclusive seu pai e ela sempre o motivava a nunca se dar por vencido.
Certa vez quando todos estavam na fogueira apareceu um terrível leão e todos ficaram desesperados e começaram a correr. Então o leão parou em frente à mãe de Calum, Calum pensou que essa era a sua chance de enfrentar seus medos e ser igual seu pai, mas infelizmente não foi assim. Num golpe certeiro o leão atacou a mãe de Calum sem poder reagir. Calum se afastou o leão foi embora e infelizmente a mãe de Calum não resistiu acabou falecendo, Calum se culpou ainda mais, pois ele achava que se ele não tivesse medo ele podia enfrentar o leão e salvar a sua mãe e nada daquilo poderia ter acontecido. Calum nunca se perdoou por aquele episódio, e fez uma jura para si mesmo: _ que assim como o seu pai e sua mãe que morreram pela tribo, Calum queria fazer o mesmo ,ou pelo menos tentar...
Tempos se passaram, Calum virara um homem e continuava o mesmo. Como a tribo se ajudava muito e eram muito agradecidos ao pai de Calum, eles nunca deixaram Calum desamparado.
A época da seca estava por vir então eles caçavam o dobro , colhiam até o ultimo grãos de trigo,etc...
Em uma certa manhã quando Calum acordou ouviu uma gritaria e viu todos desesperados, a seca estava matando as pessoas de fome. Calum viu que aquela era a hora de mudar de lugar que lá não tinha mais como ficar, e percebeu que aquele era o momento de ser como seu pai: ajudar aquele povo a sair de lá. Então, Calum disse a todos: _ vamos embora, não podemos ficar mais aqui , mas ninguém sabia para onde ir e mais uma vez todos estavam sem esperança. Então Calum percebeu que aquele era o momento, que ele ia conseguir,então reuniu todos e disse:- vamos meu povo não podemos mais ficar nem um minuto a mais aqui se não vamos morrer,meu pai Macha não desistiu e eu também não vou desistir.Todos levantaram e seguiram Calum, ele se sentiu muito importante ,se sentiu como um líder.
Eles caminharam muito, nem todos estavam agüentando o rigor da caminhada, mas Calum não desistiu de nenhum deles e não perdeu a esperança e reanimou todos. Calum se tornara um líder nato.Depois de caminhar muito chegaram em um lugar estável e lá Calum percebeu que eles podiam ficar.
Quando eles chegaram lá todos ficaram muito agradecidos a Calum que passou a ser considerado um líder da tribo. A partir daquele dia, Calum fez uma jura para si mesmo: _nunca mais deixar o medo atrapalhar sua vida, aprendeu uma grande lição: _ o medo é o pior inimigo do homem, temos sempre que confiar em si mesmo!

Nenhum comentário: