Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2018

A História das Copas do Mundo de Futebol, de 1950 a 1958.


 1950: Brasil

Final: Brasil X Uruguai
Campeão: Uruguai
Artilheiro: BRA Ademir de Menezes – 9 gols

 Curiosidades:
·         Depois do intervalo provocado pela Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltou a ser realizada. Por não ter sido diretamente afetado pela guerra, o Brasil foi escolhido para sediá-la. Construiu então o maior estádio do mundo, o Maracanã.

·         Foi nessa Copa que os jogadores passaram a usar números nas costas.

·         Até 1950, os ingleses esnobavam a Copa do Mundo, alegando sua superioridade em relação aos outros países. Nesse ano, concordaram em vir ao Brasil e... não passaram da primeira fase.

·         Na tentativa de encontrar um culpado para a derrota do Brasil, supersticiosos condenaram a troca de concentração na véspera da final: o Brasil concentrou no estádio do Vasco da Gama, em São Januário, em vez de fazê-lo em uma casa no bairro de Joá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, como de costume.

·         Só o Brasil, em 1950, e a Suécia, em 1958, perderam uma decisão de Copa em casa. Todos os outros anfitriões que conseguiram chegar à final foram campeões: Uruguai (1930), Itália (1934), Inglaterra (1966), Alemanha (1974), Argentina (1978) e França (1998).

·         Foi a derrota mais triste do futebol brasileiro. O silêncio tomou conta do Maracanã em 16 de julho de 1950. Desolados, os quase 200 mil torcedores demoraram mais de meia hora para deixar o estádio. O Brasil precisava apenas de um empate, mas perdeu por 2 a 1 para o Uruguai.

·         Maracanã (Rio de Janeiro), Pacaembu (São Paulo), Independência (Belo Horizonte), Vila Capanema (Curitiba), Eucaliptos (Porto Alegre) e Ilha do Retiro (Recife) foram os estádios usados para os jogos do Mundial.

Veja a participação do Brasil Na copa de 1950.

 1954: Suiça


Final: Hungria X Alemanha Ocidental
Campeão: Alemanha
Artilheiro: Sandor Kocsis, Hungria – 11 gols

 Curiosidades:

Foi na Copa de 1954 que a seleção brasileira estreou sua famosa camisa amarela. Mas o País chamou a atenção na competição por um episódio negativo – brigas em campo e nos vestiários com os jogadores da Hungria, partida que mandou os brasileiros de volta para casa, derrotados por 4 a 2 pela favorita (o Brasil ficou na sexta posição).
·         Foi a copa com maior média de gols por partida: 5,4.

·         A partida entre Áustria e Suíça foi a que teve o maior número de gols na história das Copas: 12 (7 a 5 para a Áustria). Apesar disso, a maior goleada teve 11 gols (Hungria 10 x 1 El Salvador, na Espanha, em 1982).

·         A Hungria de 1954 detém o recorde de gols marcados numa Copa do Mundo: 27 no total.

·         O clima do jogo em que o Brasil foi desclassificado pela Hungria foi tão pesado que a partida ganhou o nome de "A Batalha de Berna". Os húngaros venceram por 4 x 2.

·         A Turquia se classificou para jogar essa Copa praticamente no cara-ou-coroa. Com pontos empatados, as equipes disputaram um jogo extra em solo neutro, Roma, que também terminou em empate (2 a 2). A Turquia levou a melhor no sorteio realizado na Suíça. Franco Gemma, o garoto que tirou o papel do sorteio, viajou para a Copa como mascote do time turco.

·         Na Copa de 1954, pela primeira vez, um jogador conseguiu, duas vezes no mesmo torneio, marcar mais de 3 gols em uma partida de Copa do Mundo. A façanha do húngaro Sandor Kocsis só foi repetida duas outras vezes na história das Copas: em 1958, pelos francês Just Fontaine, e em 1970, pelo alemão Gerd Muller.

·         Como pode-se perceber, a Hungria era, desde o começo do Mundial, a favorita para conquistar o título. Antes de começar a Copa, vinha de uma série invicta de 28 jogos internacionais. Na final, acabou perdendo para a Alemanha, que conquistou sua primeira Copa do Mundo.

·         No dia 4 de julho de 1954, 65 mil pessoas foram ao estádio Wankdorf, em Berna, para ver a Hungria ser campeã. O time favorito abriu o placar, chegando aos 2 x 0. Mas a Alemanha, zebra da Copa, conseguiu empatar e, aos 39 minutos do segundo tempo, o alemão Helmut Rahn marcou o gol da virada, garantindo o placar final de 3 x 2 para a Alemanha. O dramático jogo também ganhou um apelido: "O Milagre de Berna". Foi a final mais surpreendente da história das Copas do Mundo.

Veja a participação do Brasil Na copa de 1954.



1958: Suécia
 
Final: Brasil X Suécia
Campeão: Brasil
Artilheiro: Just Fontaine (França) 13 gols

 Curiosidades:

A Copa do Mundo de 1958, a primeira televisionada, apresentou ao mundo o esquema 4-2-4 (quatro defensores, dois meios-campos e quatro atacantes) e Pelé, um jovem de apenas 17 anos. O maior jogador de todos os tempos marcou seu primeiro gol contra o País de Gales, nas quartas-de-final.
Os brasileiros conquistaram a taça e a simpatia dos suecos. Depois da vitória, a seleção, famosa por sua simpatia fora do campo, percorreu o gramado com a bandeira do país anfitrião e recebeu cumprimentos efusivos do Rei Gustav IV.
·         Pela vitória sobre a Áustria, ainda na primeira fase, cada jogador brasileiro recebeu o equivalente a 70 dólares. O prêmio pelo título foi de 2 mil dólares para cada um.

·         Pelé, aos 17 anos, foi o jogador mais novo a vencer uma Copa. Contundido pouco antes da Copa e com dores no joelho, pediu diversas vezes para ser mandado embora para o Brasil. Um dia, o jogador não aguentou a carga de exercícios e pediu novamente para ser desligado. Então o massagista Mário Américo provocou: "Você só não joga essa Copa se não for homem. Você é homem?". Pelé gritou que era muito macho e todos riram. Foi aí que começou a ganhar confiança.

·         O Brasil foi, em 1958, o primeiro país a vencer uma Copa do Mundo fora de seu continente. Só em 2010 outra seleção repetiu o feito: a Espanha ganhou a Copa na África do Sul.

·         Just Fontaine, jogador da França e artilheiro com mais gols em uma única Copa, nasceu no Marrocos. Como prêmio pelos 13 gols marcados em 1958, recebeu um moderno fuzil de caça.


·         Capitão da Seleção Brasileira, o jogador Bellini foi o primeiro a fazer o gesto de levantar a taça acima da cabeça. Ele fez isso a pedido dos fotógrafos.


Veja a participação do Brasil Na copa de 1958.


Essa postagem tem fins especificamente pedagógicos e não visa à monetarização.
Fontes.

Nenhum comentário: