Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A História das Copas do Mundo de Futebol, de 1970 a 1978.


1970: México

            Na Copa no México, a primeira a ser televisionada em cores, o Brasil se tornou o primeiro País a conquistar o tricampeonato, depois de derrotar a a Itália por 4 a 1 no jogo final.

Final: Brasil X Itália
Campeão: Brasil
Artilheiro: Gerd Müller com 10 gols pela Alemanha.

Mascote


Juanito Maravilha

Curiosidades.
·         A Copa de 1970 foi a primeira em que passaram a ser permitidas substituições durante as partidas - duas, no máximo. Até então, os 11 jogadores que entravam em campo ficavam até o fim, mesmo que se contundissem e não tivessem condições.
·         Toda a linha de frente titular do Brasil jogava com a camisa 10 em seus clubes: Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé e Rivelino. Quando chegou a hora da inscrição dos números do time para a Copa, ninguém questionou a primazia dada a Pelé.
·         Foi nessa Copa que se começou a utilizar cartões vermelho e amarelo.
·         Depois da vitória contra a Itália, os jogadores brasileiros seguraram Rivelino e resolveram raspar seu bigodão. Ele só foi salvo ao lembrar que estava de casamento marcado. Já depois da vitória sobre o México, o jogador brasileiro ganhou da torcida adversária o apelido de "Patada Atômica".
·         A Copa de 1970 foi a última a se chamar Taça Jules Rimet. Depois disso, o torneio seria oficialmente denominado Copa do Mundo FIFA. Ao vencer a competição, o Brasil conquistou a posse definitiva da taça Jules Rimet e se tornou a primeira seleção tricampeã.
·         Em 1970, foi a quarta e última Copa que Pelé disputou. O Rei do Futebol marcou 10 gols e venceu três vezes a principal competição de futebol do Mundo.
·         A Copa do Mundo de 1970 foi a primeira a ser transmitida ao vivo pela televisão brasileira em preto-e-branco. Já no Rio de Janeiro, na estação da Embratel, em Itaboraí, as imagens chegam coloridas.
·         A seleção brasileira de 1970 é considerada o maior time de futebol da história.


Veja a participação do Brasil Na copa de 1970


1974: Alemanha

Embora não tenha vencido a Copa do Mundo de 1974, o Brasil teve um importante papel no torneio, já que o brasileiro João Havelange tornou-se presidente da Fifa, sendo o primeiro não europeu a assumir o posto. Um novo troféu passou a ser disputado, já que a Taça Jules Rimet havia ficado definitivamente com o Brasil após a conquista do tricampeonato.

Final: Alemanha Ocidental X Holanda
Campeão: Alemanha Ocidental
Artilheiro: Lato (Polônia) 7 gols.

Mascote
Tip e Tap


                                                                      Curiosidades.

·         Nessa Copa, uma partida entrou para a história. Pela primeira fase, a Alemanha Oriental venceu a Ocidental por 1 a 0 e terminou em primeira no grupo.
·         A primeira Copa do Mundo da Alemanha também foi cercada de forte esquema policial. As concentrações dos 16 países participantes praticamente viraram prisões superprotegidas, para evitar um ataque terrorista como o que ocorrera dois anos antes, nos Jogos Olímpicos de Munique, contra o alojamento de atletas israelenses.
·         O Brasil foi eliminado na segunda fase pela Holanda. Antes da partida contra os holandeses, o técnico Zagallo afirmou não conhecer os rivais. Resultado: Holanda 2 x 0 Brasil.
·         A tática inovadora do treinador Rinus Michels fazia com que todos os jogadores atacassem e defendessem, sem guardar posição fixa. A Holanda chegou à final e acabou derrotada pelo forte futebol alemão, por 2 a 1. A conquista consagrou a carreira do zagueiro e capitão da Alemanha, Franz Beckenbauer.
·         O time holandês ficou conhecido como A Laranja Mecânica.
·         O campeonato mundial de futebol passou a ser chamado de Copa do Mundo Fifa em 1974.

Veja a participação do Brasil Na copa de 1974


1978: Argentina


A Copa na Argentina gerou polêmicas que marcaram a história do mundial. As manifestações começaram antes mesmo do início do torneio. A Fifa enfrentou protestos, boicotes e pedidos para que a sede da competição fosse alterada, já que a Argentina vivia em plena ditadura militar. Mas o presidente da federação, João Havelange, manteve a realização do mundial no país sul-americano.
           

Final: Argentina X Holanda
Campeão: Argentina
Artilheiro: Mario Kempes (Argentina) Com oito gols.

Mascote

Gauchito
Curiosidades.

·         O jornal inglês Sunday Times denunciou que os argentinos estavam fraudando os testes anti-doping. Segundo a publicação, a urina disponibilizada para os exames após cada partida não era dos jogadores, que ingeriram fortes doses de anfetaminas. Um homem teria sido contratado só para urinar.
·          Para disputar suas sete partidas, o Brasil percorreu 4.659 quilômetros pela Argentina. Já a seleção da Argentina deslocou-se por apenas 618 quilômetros.
·          Foi na Copa de 1978 que foi marcado o milésimo gol em jogos do Mundial Fifa. O autor da proeza foi o jogador holandês Rob Rensenbrink.
·          Esse Mundial da FIFA foi o único em que uma seleção jogou com uma camisa listrada verde e branca. Os franceses foram até Mar del Plata enfrentar a Hungria sem um uniforme reserva. Como os uniformes dos dois times eram brancos, o franceses foram obrigados a tomar emprestadas as camisas de um time local, o Atlético Kimberley.
·          Pela primeira vez, em 1978, um time africano saiu vitorioso de um jogo de Copa do Mundo. Países da África já participavam do torneio desde 1934, mas nunca tinham ganhado um jogo. Quem quebrou o encanto foi a Tunísia, que venceu o México por 3 a 1.
·          Ernie Brandts, da Holanda, conseguiu a façanha de marcar por dois times na mesma partida. No jogo da Holanda contra a Itália, ele fez um gol contra aos 18 minutos do primeiro tempo, mas relevou a gafe ao balançar a rede do adversário aos 5 minutos do segundo tempo.
·          A Coca-Cola patrocinou a Copa do Mundo pela primeira vez em 1978. Desde então, a marca é patrocinadora oficial do torneio.
·          A Argentina conquistou seu primeiro de três títulos mundiais. A estrela do torneio foi Mario Kempes, que marcou 6 gols (dois deles na final), sagrando-se artilheiro da Copa de 78. Na história da Copa do Mundo, um único argentino superou o feito - e não foi Diego Maradona! Guillermo Stabile, na edição de 1930, marcou 8 vezes em apenas quatro jogos.

Veja a participação do Brasil Na copa de 1978


Essa postagem tem fins especificamente pedagógicos e não visa à monetarização.
Fontes.

Nenhum comentário: