Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A História das Copas do Mundo de Futebol, de 1982 a 1986.


1982: Espanha

A grande novidade na Copa da Espanha foi o aumento no número de equipes participantes, de 16 para 24. Seis “principiantes” ingressaram na competição: Argélia, Camarões, El Salvador, Honduras, Kuwait e Nova Zelândia. A Argélia derrotou a Alemanha em seu jogo de abertura e Camarões quase se classificou para a segunda fase, mas perdeu para os italianos no saldo de gols. El Salvador não foi tão feliz: sofreu o maior número de gols na história das Copas, perdendo de 10 a 1 para a Hungria.    

Final: Alemanha Ocidental X Itália
Campeão: Itália
Artilheiro: Paolo Rossi (Itália) Carrasco da Seleção Brasileira foi também o artilheiro da competição, com seis gols.
Mascote


Curiosidades

·         A regra é clara: Arnaldo Cesar Coelho foi o 1º árbitro brasileiro a apitar uma decisão de Copa do Mundo
·         A França goleava o Kuait e fez mais um para ampliar a vantagem. O xeque Fahid Al-Ahmad Sabah, também dirigente da confederação de seu país, invadiu o campo e exigiu que o árbitro soviético Miroslav Stupar anulasse o gol.
·         Aos 17 anos e 42 dias, o atacante Norman Whiteside, da Irlanda do Norte, atuou contra a Iugoslávia. Ele permanece até hoje como o mais jovem jogador a estar em campo em uma Copa.
·         O italiano Dino Zoff se tornou o jogador mais velho a ganhar uma Copa. Ele tinha 40 anos.
·         Hungria aplicou 10×1 em El Salvador, a maior goleada da história dos mundiais, porém foi eliminada depois de derrota para a Argentina e empate contra a Bélgica.
·         Três técnicos brasileiros trabalharam na Copa de 1982. Telê Santana dirigindo o Brasil, Tim, pelo Peru, e Carlos Alberto Parreira, pelo Kuwait.
·         Pela primeira vez na história, as equipes africanas fizeram uma boa campanha em copas do Mundo. Camarões foi desclassificada invicta e a Argélia bateu a Alemanha Ocidental por 2 a 1. Destaque para o meia argelino Madjer.

Veja a participação do Brasil Na copa de 1982


1986: México


Depois de a Colômbia ter desistido de sediar a Copa do Mundo por motivos financeiros, o México se tornou o primeiro país a receber o campeonato pela segunda vez. Desta vez, as seleções que faziam sua estreia no torneio foram Dinamarca, Canadá e Iraque. A primeira se destacou na fase inicial, derrotando favoritos como Uruguai e Alemanha Ocidental, e ganhou o apelido de “Dinamáquina”. Quem fez mais história foi o Marrocos, o primeiro país africano a ultrapassar a primeira fase.        

Final: Argentina X Alemanha
Campeão:  Argentina
Artilheiro: Gary Lineker (Inglaterra) 6 gols

Mascote
Pique (uma pimenta)

Curiosidades

·         Na estreia do Brasil, contra a Espanha, a banda contratada tocou por engano o Hino à Bandeira em vez de o Hino Nacional.
·         Carlos Bilardo, técnico da Argentina, era formado em Medicina.
·         Para viajar ao México, a seleção italiana exigiu da empresa aérea Alitalia a mesma tripulação que os levara à Espanha quatro anos antes. Pura superstição: é que em 1982 a Itália tinha se sagrado campeã.
·         Onze jogadores da seleção soviética eram do Dínamo de Kiev, cidade próxima à usina de Chernobil, que sofreu um acidente nuclear dois meses antes do desembarque da equipe no México.
·         Antes do futebol, o atacante italiano Bruno Conti jogava beisebol. Era tão bom que quase foi jogar profissionalmente nos Estados Unidos.
·         Preocupada com o Mal de Montezuma, que causa incontroláveis crises de estômago em estrangeiros no México, a delegação da Bélgica levou em sua bagagem 20 mil litros de água mineral e centenas de quilos de queijo holandês.
·         O inglês Lineker foi o artilheiro da Copa de 1986. O jogador marcou 6 gols.
·         Em um jogo entre Inglaterra e Marrocos, os locutores tiveram uma dificuldade incomum: havia dois jogadores com o mesmo nome em campo - Gary Stevens.
·         O jogador argentino Marcelo Trobbiani foi o recordista de menor tempo em campo. Entrou aos 43 minutos do segundo tempo de uma única partida.
·         O prêmio dos argentinos, campeões mundiais, foi de 50 mil dólares. Se tivessem conquistado a taça, os brasileiros receberiam 130 mil.
·         Maradona fez uma gol com a mão: La mano de Diós

Veja a participação do Brasil Na copa de 1986
Essa postagem tem fins especificamente pedagógicos e não visa à monetarização.
Fontes.




Nenhum comentário: