Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2018

A História das Copas do Mundo de Futebol, de 2010 a 2014.


2010: África do Sul
A África do Sul recebeu a primeira Copa do Mundo realizada no continente africano. Com estádios construídos exclusivamente para receber o torneio de futebol, as partidas foram distribuídas por nove cidades-sede.
Trinta e duas seleções foram classificadas para a disputa da Taça. As seleções da Sérvia e da Eslováquia faziam sua primeira participação na competição como países independentes. A edição teve apenas uma grande goleada: Portugal fez 7 a 0 em cima da Coreia do Norte. Porém, também contou com goleadas da Seleção Alemã sobre grandes seleções: 4 a 1 na Inglaterra e 4 a 0 na Argentina.

Final: Espanha X França
Campeão: Espanha
Artilheiro: David Villa, Diego Forlán, Sneijder, Thomas Müller com 5 gols cada.

Mascote


Zakumi

Curiosidades

·         Pela primeira vez, uma Copa do Mundo foi disputada no continente africano. O país anfitrião escolhido foi a África do Sul. O anúncio foi feito em 15 de maio de 2004.
·         A música escolhida como hino da competição foi Waka-Waka, da cantora Shakira.
·         A bola oficial para 2010, produzida pela Adidas, tinha 11 cores diferentes, que representavam os dialetos e etnias do país sede. O nome da bola, Jabulani, significa “trazendo alegria para todos". Para o dia 11 de julho, dia da final da Copa, foi produzida a bola Jo’Bulani. O nome é um trocadilho com a cidade que sediou a última partida do mundial, Joanesburgo. A Jo’Bulani era uma versão da Jabulani com detalhes dourados.
·         A última vez que Honduras e Nova Zelândia participaram de uma Copa foi em 1982. O mundial de 2010 marcou o retorno dessas seleções depois de 28 anos. A Arábia Saudita, por outro lado, ficou de fora da Copa pela primeira vez desde sua estreia, em 1994.
·         Foram construídos cinco estádios, e outros cinco foram reformados na África do Sul. No dia 28 de abril de 2010, o Instituto de Estudos de Segurança da África do Sul lançou o livro Player and Referee: Conflicting Interests and the 2010 FIFA World Cup (“Jogador e árbitro: conflitos de interesse na Copa do Mundo de Futebol de 2010”). A publicação denuncia irregularidades na realização do mundial de 2010 na África do Sul. Os autores foram jornalistas investigativos locais e do Reino Unido. Eles apontaram seis denúncias relacionadas a construção de estádios, escolha de fornecedores oficiais, práticas de concorrência pública e estrutura de fiscalização governamental.
·         A mascote escolhida para a Copa de 2010 foi o leopardo Zakumi. O nome vem de uma junção de Zouth Africa e kumi, que significa "dez".
·         No dia 2 de junho de 2010, antes de um amistoso contra o Zimbábue, em Harare, os jogadores da Seleção Brasileira presenciaram uma versão constrangedora do hino nacional. A orquestra local errou tantas notas que mal parecia o hino brasileiro. O capitão Lúcio deixou escapar um sorriso envergonhado, enquanto Robinho arrancou risadas de Kaká com um comentário sobre a ocasião. O goleiro Julio Cesar chegou a bufar, até que desistiu e começou a arrumar o uniforme antes do fim da execução.
·         Depois do show de abertura da Copa do Mundo, no dia 10 de junho, Zenani Mandela, bisneta de Nelson Mandela, morreu em um acidente de carro, aos 13 anos. O veículo que levava a menina capotou em uma estrada nas imediações de Johanesburgo. Segundo as investigações, o motorista estava embriagado.
·         A Espanha venceu uma Copa do Mundo pela primeira vez, tornando-se o 8º país a conquistar um título mundial.
·         A Alemanha ficou em 3º lugar pela quarta vez na história das Copas. Foi o país que mais ficou na 3ª posição, e também o que mais disputou essa colocação. Foram cinco vezes: 1934, 1958, 1970, 2006 e 2010. A única derrota foi em 1958, com goleada de 6 x 3 da França.

Colocação do Brasil nessa Copa

            Eliminado nas quartas-de-final em jogo contra a Holanda.

2014: Brasil


             O Brasil foi escolhido pela FIFA para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014. A escolha foi divulgada no dia 31 de maio de 2009 e gerou muita alegria e comemoração popular no Brasil. Como sede da Copa, a seleção brasileira foi automaticamente classificada para disputar a Copa de 2014, sem passar pelo processo de eliminatórias.
             Os jogos da Copa de 2014 ocorreram entre os dias 13 de junho (jogo de abertura) e 13 de julho (partida final).


Final: Argentina X Alemanha
Campeão: Alemanha
Artilheiro: James Rodríguez, 6 gols pela Colômbia.



Mascote
Fuleco
Curiosidades
·         A Copa 2014 mal começou e um recorde absoluto foi quebrado – nunca a rede balançou tanto em uma primeira rodada de Copa do Mundo: foram 49 gols. Trata-se de uma média de 3,06 gols por partida, a maior desde 1958.
·         Não houve um único empate nos 10 primeiros jogos da Copa 2014. Quem quebrou a regra foram Irã e Nigéria, que ficaram no 0 x 0. Só o primeiro Mundial da FIFA, em 1930, no Uruguai, supera o feito: todos os 18 jogos do torneio tiveram um vencedor.
·         Ao golear a Coreia do Sul em partida pela primeira fase da Copa 2014, a Argélia se sagrou o primeiro país africano a marcar quatro gols em um jogo de Copa do Mundo.
·         Pela primeira vez na história das Copas, três campeões mundiais – Espanha, Itália e Inglaterra – foram eliminados na primeira fase do Mundial.
·         Apenas seis europeus (Alemanha, Holanda, França, Grécia, Suíça e Bélgica) avançaram para as oitavas-de-final. Foi a menor participação europeia desde que esse modelo foi adotado pelo Mundial da FIFA, em 1986.
·         Em jogo contra a Colômbia pelas quartas-de-final, o Brasil cometeu 31 faltas, um recorde da Seleção Brasileira em partidas de Copa do Mundo.
·         O Brasil foi eliminado da Copa 2014 nas semifinais, pela Alemanha, depois de sofrer uma goleada de 7 x 1. Foi a maior derrota da história da Seleção Brasileira, o maior placar em uma semifinal de Copa do Mundo e o mais desastroso resultado enfrentado por um país-sede na história das Copas.
·         Ao marcar o quarto gol da vitória sobre o Brasil, nas semifinais da Copa 2014, o alemão Miroslav Klose chegou à marca de 16 gols feitos em Copas do Mundo. Ele superou o então recordista Ronaldo na artilharia da história das Copas.
·          Ao se sagrar campeã da Copa 2014, a Alemanha quebrou uma tradição: nunca antes um time europeu havia vencido um Mundial da FIFA em solo americano.

Colocação do Brasil nessa Copa

            Nossa seleção passou um grande vexame ao ser humilhada na semifinal e perder a disputa de terceiro lugar. Ao total o Brasil levou dez gols nos dois últimos jogos dessa copa.


 Fontes:
















Nenhum comentário: