Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A História das Copas do Mundo de Futebol, de 1990 a 1998.


1990: Itália

Com a conquista da Copa do Mundo de 1990, a Alemanha se igualou ao Brasil e à Itália ao se tornar tricampeã. Mas o verdadeiro destaque do torneio foi a seleção de Camarões, primeira do continente africano a chegar às quartas-de-final. A equipe só voltou para casa depois de ser eliminada pela Inglaterra, já na prorrogação.

Final: Alemanha X Argentina
Campeão:  Alemanha
Artilheiro: Schillaci, 6 gols pela Itália
Mascote


Ciao

Curiosidades
·         Durante a semifinal entre Itália e Argentina, o árbitro Michel Vautrot esqueceu de conferir o relógio, e o primeiro tempo ficou com 53 minutos.
·         Foi o Mundial Fifa com a menor média de gols por partida: 2,21.
·          Com a vitória da Alemanha, Franz Beckenbauer se tornou o segundo na história das Copas a se sagrar campeão tanto como jogador quanto como técnico. Ele havia integrado o time de jogadores em 1974 e comandou a equipe campeã em 1990. Antes dele, só o brasileiro Mário Zagallo tinha conseguido o mesmo feito.
·         O alemão Lothar Matthäus jogou sua terceira final consecutiva de Copa do Mundo em 1990, e finalmente conseguiu sair vitorioso. Mais tarde, depois de participar de sua quinta Copa do Mundo (1998), ele se tornou o jogador que mais entrou em campo em partidas de mundiais.
·         Os dois jogadores dos Emirados Árabes Unidos que marcaram gols na Copa de 1990 ganharam de presente um carro da marca Rolls-Royce cada um. Com três derrotas, a seleção foi eliminada ainda na primeira fase do torneio.
·         Ao sediar a Copa de 1990, a Itália, que já havia recebido o torneio em 1934, se tornou o segundo país a fazer isso duas vezes. O primeiro tinha sido o México (1970 e 1986). Depois, França (1938 e 1998), Alemanha (1974 e 2006) e Brasil (1950 e 2014) repetiram o feito.
·         Diego Maradona e Lothar Matthuas se tornaram, juntos, os primeiros capitães e jogarem duas finais de Copa do Mundo - ambos em 1986 e 1990. O brasileiro Dunga se igualou a eles depois de jogar nas finais de 1994 e 1998.
·         A Copa de 1990 viu entrar em campo o mais velho capitão da história dos mundiais. O inglês Peter Shilton liderou sua equipe com 40 anos e 292 dias de idade.
Veja a participação do Brasil nessa copa.


1994: Estados Unidos

A ideia de sediar uma Copa do Mundo num país sem tradição no futebol foi vista com desconfiança por muita gente. Esperava-se que o evento fosse um fracasso financeiro e de público. Mas o presidente da Fifa, João Havelange, pretendia com isso cruzar a última fronteira da modalidade e conquistar de vez os norte-americanos.

Final: Brasil x Itália
Campeão: Brasil
Artilheiro: Hristo Stoichkov (Bulgária) e Oleg Salenko (Rússia) com 6 gols cada.

Mascote

Striker
Curiosidades
·         A média de público em estádio foi a maior já registrada em Copas: 68 mil torcedores. Foram colocados à venda 3,5 milhões de ingressos, mas nem todos foram vendidos.
·         Desacostumados das regras do "soccer", alguns torcedores norte-americanos bateram palmas para um arremesso lateral no jogo de abertura da Copa, entre Alemanha e Bolívia.
·         Cada vitória na primeira fase passou a valer três pontos. Não mudou muito: caso valesse o critério antigo de dois pontos por vitória, os classificados para a fase seguinte seriam os mesmos.
·         Durante a partida entre Alemanha e Coreia do Sul, foi registrada a temperatura mais alta em um jogo da Copa. As seleções se enfrentaram sob um calor de 46º C.
·         Tragédia: O zagueiro Escobar marcou gol contra no jogo diante dos EUA e foi assassinado na Colômbia
·         Brasil e Itália fizeram a primeira final de todas as Copas decidida nos pênaltis. Os brasileiros foram melhores, com um tímido placar de 3 a 2.
·         O Brasil foi a única seleção de toda a América a alcançar as quartas de final do torneio. Entre os oito times finalistas, sete eram europeus.
·         Romário foi o melhor jogador do mundial.

Veja a participação do Brasil nessa copa.


1998: França

Com 32 seleções participando da competição, a Copa do Mundo de 1998 foi a maior realizada até então. A França sediou o torneio pela segunda vez e, impulsionada por sua torcida, conquistou seu primeiro título. A edição contou com a estreia do Japão, da Jamaica e da África do Sul, e a maior surpresa veio com a Croácia, que participou de sua primeira Copa do Mundo após a independência da antiga Iugoslávia. Depois de passar por Alemanha e Holanda, os croatas chegaram ao terceiro lugar, e seu atacante Davor Suker foi o artilheiro da Copa.

Final: Brasil X França
Campeão: França
Artilheiro: Sucker, 6 gols pela Croácia.

Mascote

Footix

Curiosidades

·         A partida entre França e Paraguai, pelas oitavas-de-final, foi o primeiro jogo em mundiais decidido na "morte súbita" (quem faz o primeiro gol na prorrogação vence). Aos oito minutos do segundo tempo, o zagueiro Blanc marcou o gol que tirou os paraguaios da competição. Foi a primeira e única vez que a regra foi usada em um mundial.
·         A Copa de 1998 divide com a de 2014 o recorde de maior número de gols. Foram 171 no total.
·         Foi a primeira vez que a Jamaica participou de uma Copa do Mundo.
·         Foi a quinta Copa disputada pela Coreia do Sul, mas a equipe continuou sem uma única vitória. Das 14 partidas, perdeu 10 e empatou 4. Na Copa seguinte, em que seria uma das sedes, a Coreia do Sul quebraria o tabu e acabaria na quarta colocação.
·         Na primeira Copa da era da internet, mais de 1 bilhão de consultas foram feitas ao site oficial do Mundial. Também pela internet foi espalhado o maior boato da história do futebol. Hackers invadiram a página da CBF e jogaram a informação de que o Brasil teria entregue o jogo para a França em troca de 570 mil dólares para cada jogador e o direito de o Brasil sediar a Copa de 2002 - o que não aconteceu.
·         Dos 16 pênaltis marcados na Copa da França, apenas um foi desperdiçado. A penalidade perdida pelo iugoslavo Mijatovic na partida contra a Holanda interrompeu uma série de 39 cobranças bem-sucedidas em Copas.
·         Antes do jogo entre Brasil e Noruega, a brasileira Rosângela de Souza e o norueguês Oivind Ekeland se casaram bem no centro do gramado do Estádio Vélodrome, em Marselha.
·         A grande novidade nessa Copa foi o marcador eletrônico que o árbitro reserva usava para avisar ao público o tempo de acréscimo.
·         O gol do mexicano Hernández na partida contra a Alemanha, pelas oitavas-de-final, foi o 100º sofrido pelos alemães em Copas. A Alemanha se tornou, assim, o primeiro país a levar 100 gols na competição.
·         Três brasileiros defenderam outros países: o meia Wagner Lopes (Japão), o atacante Oliveira (Bélgica) e o lateral Clayton (Tunísia)

Veja a participação do Brasil nessa Copa.

Essa postagem tem fins especificamente pedagógicos e não visa à monetarização.
Fontes.
















Nenhum comentário: