Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2018

A História das Copas do Mundo de Futebol, de 1930 a 1938.


A ideia de criar um campeonato mundial de futebol surgiu em 1904, ano em que foi fundada a Federação Internacional do Futebol (Fifa), mas só foi concretizada em 1930, quando o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo. O país foi escolhido por possuir então o título olímpico no futebol e por celebrar, naquele ano, seus 100 anos de independência.
A decisão de realizar a primeira Copa do Mundo no Uruguai desagradou a dirigentes e jogadores europeus, que enfrentavam dificuldades por conta da crise econômica que se seguiu à quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. Uma viagem longa, cansativa e custosa, cruzando o Oceano Atlântico, era a última das preocupações que muitos gostariam de ter, e isso significava a possibilidade de viajar sem os melhores jogadores.
Como resultado, das 13 seleções participantes (convidadas a entrar no torneio, já que não passaram por eliminatórias) apenas quatro eram europeias – França, Romênia, Bélgica e Iugoslávia. As outras nove equipes eram do continente americano: Brasil, Uruguai, Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Bolívia, México e Estados Unidos.




1930: Uruguai


Final: Uruguai X Argentina:
Campeão: Uruguai.
Artilheiro: Guillermo Stábile da Argentina com 8 Gols.


Curiosidades:

·         O primeiro gol de uma Copa do Mundo foi marcado por Lucien Laurent, da França, em Montevidéu, no dia 13 de julho de 1930. Sua equipe venceu o México por 4 a 1.
·         João Coelho Neto, o Preguinho, marcou o primeiro gol do Brasil em Copas. Foi na derrota de 2 a 1 para a Iugoslávia. Ele era filho do escritor Coelho Neto.
·         A crise econômica causada pela quebra da bolsa de New York fez com que apenas quatro seleções europeias participassem da primeira copa do mundo.


Veja a participação do Brasil Na copa de 1930.

 1934: Itália

Final: Itália X Tchecoslováquia

Campeão: Itália
Artilheiro: Nejedly (Tchecoslováquia), Schiavio (Itália) e Conen (Alemanha) com 4 gols.

 Curiosidades:

·         Foi a primeira Copa do mundo a ser transmitida pelo rádio, mas para apenas 12 países.
·         Essa copa do mundo foi usada pelo governo Fascista Italiano como uma forma de fazer propaganda política e ideológica.
·         A Copa de 1934 deveria ter sido disputada na Suécia, mas o país desistiu de sediar o Mundial por problemas financeiros. A Itália, então, foi a substituta.
·         O primeiro gol de pênalti da Copa de 1934 aconteceu na única partida do Brasil no Mundial, contra a Espanha, feito pelo espanhol Iraragorri. O jogo terminou 3 a 1 para os europeus, e eliminou o Brasil ainda na primeira fase.  


Veja a participação do Brasil Na copa de 1934



 ü  O Brasil disputou apenas um jogo nessa Copa do Mundo e terminou em 14º lugar. (pior participação)


1938: França
Final: Itália X Hungria
Campeão: Itália
Artilheiro: Leônidas da Silva do Brasil com 7 gols.

 Curiosidades:

·         A Copa do mundo foi disputada com um clima de uma possível 2ª Guerra Mundial, o que ocorreu em 1929.
·         A Espanha não chegou a participar nem da fase de Eliminatórias, porque passava por uma guerra civil (1936-1939).
·         Como forma de protesto, Uruguai, Costa Rica, Colômbia, México e Argentina se recusaram a participar das Eliminatórias. O Brasil foi o único país sul-americano a disputar o torneio.
·         Participaram, portanto, 15 equipes da Copa do Mundo de 1938 (as 10 europeias classificadas pelas Eliminatórias, a França - país-sede, a Itália - seleção vencedora da edição o Brasil e a Indonésia).

Veja a participação do Brasil Na copa de 1938.


Essa postagem tem fins especificamente pedagógicos e não visa a monetarização.
Fontes.

Nenhum comentário: