Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A História das Copas do Mundo de Futebol, de 2002 a 2006.


2002: Coréia do Sul e Japão

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira realizada no continente asiático, e em dois países consecutivamente, e teve como destaques a própria Coreia do Sul e a Turquia. A coanfitriã fez uma boa campanha, vencendo a Itália e a Espanha, e chegou à quarta colocação, após ser derrotada pela Turquia.
O Japão também comemorou seu bom desempenho, passando pela primeira fase e sendo eliminado pela Turquia nas oitavas-de-final. O país europeu também foi responsável por tirar da jogada a seleção de Senegal, que fez sua estreia na história da Copa do Mundo e chegou às quartas-de-final. Já a França (sem marcar nenhum gol no campeonato) e a Argentina voltaram para casa antes do que se esperava, ainda na fase inicial.

Final: Brasil X Alemanha
Campeão: Brasil
Artilheiro: Ronaldo 8 gols pelo Brasil.
Mascotes


Ato - Nik - Kaz

Curiosidades
·         Em 2001, nas Eliminatórias da Oceania para o Mundial de 2002, ocorreu uma nas maiores goleadas em partidas entre seleções. No jogo entre Austrália e Samoa Americana, a vitória australiana foi de 31 X 0.
·         Nessa copa, aconteceu o gol mais rápido feito em um jogo de Mundial Fifa. A Turquia marcou um gol contra a Coreia do Sul aos 11 segundos de jogo.
·         O ex-jogador Falcão foi escolhido pela CBF para atuar na Copa como consultor-técnico. Assim, ele ficaria acima do coordenador-técnico Antonio Lopes e teria poderes até para demitir o treinador da seleção brasileira, Felipão.
·         O primeiro e único goleiro a levar o prêmio Bola de Ouro da Copa foi o alemão Oliver Kahn, no Mundial de 2002. A Alemanha chegou à final, mas foi derrotada pelo Brasil.
·         Pela primeira e única vez na história da Copa, houve dois gols contra na mesma partida. No jogo da fase de grupos entre Portugal e Estados Unidos, o português Jorge Costa e o norte-americano Jeff Agoos acertaram os próprios gols.
·         A França protagonizou a pior campanha de um cabeça-de-chave da história das Copas: não conseguiu marcar um único ponto e foi eliminada ainda na fase de grupos.
·         O italiano Cesare Maldini, técnico da seleção do Paraguai, quebrou o recorde de pessoa mais velha a comandar um time em Copa do Mundo. Ele tinha 70 anos. Mais tarde, no Mundial de 2010, o alemão Otto Rehhagel assumiu o posto, depois comandar a seleção da Grécia durante o torneio, aos 71 anos de idade.
·         Ao se apresentar como técnico da China, Velibor "Bora" Milutinovic conseguiu um feito inédito: representou cinco equipes diferentes em Copas do Mundo: México (1986), Costa Rica (1990), Estados Unidos (1994), Nigéria (1998) e China (2002). Em 2010, quando assumiu o comando da África do Sul, Carlos Alberto Parreira igualou a façanha - ele já tinha Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait no currículo.
·         A Seleção Brasileira levou um prêmio de 12 milhões de dólares pelo título da Copa 2002.
·         Ronaldo estreou um corte à lá Cascão para final dessa copa.

Brasil Campeão.
 
Colocação do Brasil nessa copa


2006: Alemanha

Na Copa do Mundo, que contou com cerca de 3 milhões de torcedores presentes nos jogos, a imagem mais marcante não foi positiva: na partida final, o capitão francês Zinedine Zidane deu uma cabeçada no italiano Marco Materazzi e foi expulso do jogo. Até chegar a essa etapa, a equipe italiana havia sofrido apenas dois gols, um contra e um de pênalti.

Final: França X Itália
Campeão: Itália
Artilheiro:  Miraselv Klose. 5 gols pela Alemanha

Mascote

Goleo 

Curiosidade

  •  Além de Carlos Alberto Parreira, outros quatro técnicos da Copa 2006 eram brasileiros: Marcos Paquetá (Arábia Saudita), Luiz Felipe Scolari (Portugal), Zico (Japão) e Alexandre Guimarães (Costa Rica).

·         Gana, adversária do Brasil nas oitavas-de-final, foi a primeira seleção que Carlos Alberto Parreira dirigiu. A estreia do técnico da seleção brasileira aconteceu no país africano em 1967. Antes de atuar como técnico, Parreira era preparador físico.
·         Com a vitória de 1 a 0 sobre a Holanda, no dia 25 de junho, Portugal, dirigido por Luiz Felipe Scolari, classificou-se para as quartas-de-final. Isso não acontecia havia 40 anos, quando era comandada pelo também gaúcho Oto Glória.
·         No jogo do dia 17 de junho, que terminou com a vitória de Gana por 2 a 0 sobre a República Tcheca, o jogador John Paintsil festejou de maneira inusitada o gol que marcou: agitou uma bandeira de Israel que retirou do calção.
·         Foi a última copa de Ronaldo Fenômeno
·         O Brasil teve um quarteto ofensivo formado por Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano que ficou conhecido como “Quadrado Mágico”.
·         Roberto Carlos, lateral esquerdo ficou marcado por ter ficado arrumando o meião no lance do gol da França que eliminou o Brasil.

Colocação do Brasil nessa copa.










Nenhum comentário: